"Em agosto de 2007 a pintura Primeira Missa no Brasil foi exposta no MON, em Curitiba, após passar por uma restauração completa. Estavam também em exposição alguns documentos da época (1860-62), que foram importantes para o processo de criação da obra.O mais legal de todos mostrava uma carta do sr. Joaquim L. de Barros Cabral, catedrático da Academia Imperial de Belas Artes, endereçada ao seu amigo João Maximiano Mafra, professor e secretário da Academia. Mafra deveria repassar as observações de Cabral ao jovem aluno Victor, que curtia um estágio de arte em Paris e havia sido encarregado de executar a obra.
Fui lá ver o quadro e fotografei o manuscrito porque eu precisava ter em casa esse exemplo de primórdios da direção de arte no Brasil, e o negócio é feio.
A carta começa com o tal do Cabral muito malandro dizendo que procurou o Mafra várias vezes e tal, mas não o encontrou (estilo “mas eu te mandei um e-mail”). Outros trechos da carta são facilmente reconhecíveis na vida dos designers e publicitários atuais.
Dá pra imaginar o Victor Meirelles no estúdio partindo seus pincéis ao meio:
O texto é do Renato Faccini e eu xupinhei o post inteiro do Idea Fixa
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