terça-feira, 13 de novembro de 2007

O briefing da bíblia

Um dia desses, eu tava aqui na agência e, de repente, a tráfego coloca um briefing gigantesco. Eram 8 páginas só com estratégias de marketing, textos copiados do site do cliente e sem nenhum planejamento. Puro CTRL+C, CTRL+V. Sem falar que o atendimento não sabe o significado da palavra briefing. Portanto, aí vai a minha contribuição para a "classe trabalhadora vítima do êxodo escolar"

BRIEFING vem da palavra BRIEF que, segundo o dicionário Michaelis, significa: sumário, síntese, declaração resumida, fazer resumo, breve, curto.

Ou seja, um briefing de 8 páginas não é um briefing. Acho que os únicos atendimentos que poderiam ter feito um briefing de 8 páginas seriam os membros da Igreja Católica, no job da bíblia.

Se não bastasse isso, no meio das 8 páginas, eu encontrei algumas pérolas. Como:

"OBRIGATÓRIO:
Cada peça deverá se comunicar com seus públicos específicos sendo eles: usuário final, público interno, comprador corporativo."


Sério? A gente não pode usar uma mensagem do usuário final pro comprador corporativo? E do público interno pro usuário final? UAU!

"Pontos Fracos do cliente: não tem foco; não tem equipe; não conhecemos nossos clientes; qualidade; vazamento, falhas; sem reconhecimento; problemas no produto."

Uma das lições básicas que eu aprendi na Comunicação: você pode fazer campanhas fenomenais e vender absolutamente tudo. Mas, se seu produto for ruim, as pessoas vão experimentar uma vez e nunca mais. Aliás, vão fazer propaganda negativa. Milagre, eu ainda não consegui fazer. De vez em quando, com os briefings que chegam, eu até tento, mas ainda não consegui.

Mas veja o que vinha logo depois desse item:

"Vantagens diante da concorrência:
Validar ainda mais nossa qualidade e a existência de um exigente controle de qualidade com a criação de selos e laudos técnico."


Pra quê ler o que está passando? Pra quê verificar se o briefing tem alguma inconsistência? Os idiotas da criação só ficam no YouTube mesmo. Eles devem ter um tempinho pra ler tudo isso e bolar uma frase e um layout. Se o Photoshop consegue ajeitar as minas da Playboy, fazer um layoutzinho deve ser moleza....

Enfim, vai longe esse atendimento! Só se for pra PQP mesmo!

P.S.: A correria aqui na agência tá bem grande. Então, está difícil parar pra postar. Obrigado pelos prazos e refações, atendimentos!