sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Convidando por convidar

"Segue o incrível briefing do atendimento:

- Convite virtual de aniversário:
Será criado um convite base que será enviado por email aos aniversariantes do dia. O convite será tipo postal, porém será enviado apenas por email e seu layout não será formal e nem tão informal, será alegre por se tratar de um convite de aniversário."


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Em pé ou deitado?

Mal Brifada manda sua contribuição.

"Olá,

como criativa tambem coleciono pérolas do atendimento e me divirto com seu blog.

Segue um pedido de alteração que uma "atendilento" passou pra mim; note a precisao da medida solicitada:

"Precisamos diminuir um pouco (um dedo, ou menos) o último produto (hidratante), pois o cliente achou que ficou desproporcional."


Se fosse uma caninha, era um dedo em pé, e aí, no job era em pé ou deitado?

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Papo vai, papo vem.

UPDATE


Exatas uma hora e um minuto (e 3 comentários) alguém reconheceu a duplicidade de post.
Gustavo, valeu pelo comentário. Foi uma curiosidade minha, para saber se quem passa por aqui, acompanha o blog.

Daqui a pouco o post de verdade do dia.

Abraços,
Mal Brifado

Mais uma contribuição em forma de diálogo.

"Após ver o briefing de uma campanha super extenso (tinha apenas uma linha que dizia: “criar campanha, para sexta” ) resolvi ir a caça de informações com o famoso ser mitológico que conhecido por atendimento.

Criação: acho que tem algo errado com o briefing que mandou, não tem nenhuma informação.

Atendimento: Como não mandei pra você.

Criação: recebi apenas um que dizia que era pra criar uma campanha pra sexta.

Atendimento: Então. Esse mesmo.

Criação: Mas então preciso de mais informações campanha de que? Institucional? Promocional? Etc. (assim vai várias perguntas que deviam estar no briefing)

Mas, o atendimento surta.. e sai gritando aos berros .

Atendimento: PU$%$@%&&* AGORA TENHO DE VIRAR BABÁ DE CRIAÇÃO, NÃO SÃO CAPAZES DE FAZER NADA, TUDO TENHO QUE PASSAR PRA ELES."


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Voltando.

Problemas técnicos impediram os posts regulares.
Vamos continuar?

"Sou diretor de arte numa agência "interativa".

E hoje, eis que meu assistente estava finalizando umas peças, uns banners de internet, para um grande cliente da agencia, uma nova operadora de telefonia celular em São Paulo.

Porém, umas 15h da tarde mais ou menos, aparece o atendimento causando:

- Precisamos trocar o Chip que aparece nas peças, urgente, vocês usaram chip errado!

Meu assistente pediu a ele então que nos mandasse o chip certo, para que possamos trocar.

Ele desceu e mandou 2 e-mails, cada um com uma imagem, nos dizendo que podíamos escolher qualquer uma das imagens. (Que bonzinho ele...)

Aí meu assistente me chama e chama o diretor de criação pra escolhermos a imagem do chip. Um de cada cor.

Chamamos o atendimento, e o questinamos se não poderíamos seguir usando o chip da peça, já que era igual a um deles.

Claro que a resposta foi: "Não, tem que usar o que eu mandei"

Nossa resposta: "E qual dos dois é o certo então?"

"Errrr..." (cara de paisagem)

O indivíduo nem olhou as imagens que ele mandou."


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Gadernal

Contribuição de Mal Brifado, que não sabe bem qual a função do Atendimento.

"Após ver o briefing de uma campanha super extenso (tinha apenas uma linha que dizia: “criar campanha, para sexta”) resolvi ir a caça de informações com o famoso ser mitológico que conhecido por atendimento.

Criação: acho que tem algo errado com o briefing que mandou, não tem nenhuma informação.

Atendimento: Como não mandei pra você.

Criação: recebi apenas um que dizia que era pra criar uma campanha pra sexta.

Atendimento: Então. Esse mesmo.

Criação: Mas então preciso de mais informações campanha de que? Institucional? Promocional? Etc. (assim vai várias perguntas que deviam estar no briefing)

Mas, o atendimento surta.. e sai gritando aos berros.

Atendimento: PU$%$@%&&* AGORA TENHO DE VIRAR BABÁ DE CRIAÇÃO, NÃO SÃO CAPAZES DE FAZER NADA, TUDO TENHO QUE PASSAR PRA ELES.


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Tylenol não porque é muito "branco"

Mal Brifado manda contribuição.

"Precisamos criar um tema para uma promoção com sorteio."

Após muita conversa, uma sugestão foi fazer o logo da promoção com um trevo de quatro folhas, simbolizando a sorte.

Atendimento: Legal o trevo, mas não podemos usar a cor verde no trevo..

Criação: E porque não?

1. O logo da empresa não tem essa cor (tudo bem que é uma promoção e não é institucional..)
2. O cliente é CORINTHIANO!!!

E agora? que cor colocamos o trevo de quatro folhas? roxo de bolinha amarelinha?"


Caceta, Corinthiano e cliente? chuta que é macumba.


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Less is more

Mal Brifada manda conversa entre Arte Finalista e Atendimento.

"Atendimento: Fulana, preciso do logo do cliente em branco, vc pode salvar um JPG pra mim?
Fulana: Desculpa mas não tem como salvar um JPG do logo branco.
Atendimento: Como não?! Eu sempre fiz dessa forma!! (ainda duvida da profissional contratada)
Fulana: Olha, o JPG não salva fundo transparente, vai ficar um quadrado branco, pode ser um png ou um psd?
Atendimento: Não, eu quero um JPG, sempre fiz dessa forma.

Nesse momento passa o Diretor de Criação pela porta da sala e minha amiga, num ato de desespero, chama o DC e diz:
Fulana: Atendimento, fala pra ele o q vc quer.
Atendimento: Eu quero que ela salve o logo do cliente em branco no formato JPG?
DC: Mas é que não dá pra salvar o logo branco em JPG, pode ser um png ou um psd?

Nesse momento, o atendimento sem saber o q estava acontecendo com aquele JPG (pq sempre salvou logo branco em JPG), disse: tudo bem, pode ser... mas eu sempre salvei logo branco em JPG."


E aí, vai um jpg com o logo branco?

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Omcilon-A em Orabase

Mal brifado não manda um briefing e sim um pitaco daqueles.

"Não seria exatamente um briefing mas...

A responsável pela assessoria de comunicação de uma das inúmeras franquias daquela empresa de refrigerantes que tem a marca como uma das mais valiosas do mundo após apresentamos as arte para a campanha a criatura solta essa: "Ondinha ta batido, tira tudo.""


Não vou nem entrar no mérito da criação, mas quem já viu alguém no consultório médico dizer:
- Desculpa, mas eu não estou com Gastrite, é mais para Conjutivite.


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Email Mkt 4/4

Essa entra na divisão, Email Mkt 4/4

"A peça solicitada foi um e-mail marketing. Após enviar o arquivo para o atendimento avaliar, vem a seguinte resposta:

- Mas e no verso, não vai nada?"


Já vi um pit com email mkt 4/4 cores. Nossa solução foi pedir para virar o monitor. Fica a dica.

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Em defesa do atendimento.

Com um ano de blog, e muitos briefings postados, acho que esta na hora de dar o braço a torcer. Esse blog, precisa em algum momento falar bem dos atendimentos e por isso, irei postar uma reclamação deles.

Vejam o email de amiga Mal "Brifadora"

"Ei, Vocês precisam realmente saber o quanto um atendimento sofre com os clientes.

Vejam abaixo o email que o cliente mandou para o atendimento, pedindo que cobre o cliente com ANTECEDÊNCIA para que mande o briefing!! O atendimento não tinha nem que cobrar! "aqui temos uma carga muito grande de trabalho" quem nao tem trabalho eh o atendimento que tem que cobrar o briefing que o cliente não passou!!!! surreal.

Isso aconteceu numa das maiores agências de Skavurzka, localizada acima do prédio da Psssssssss. O cliente, um dos maiores na linha de cosméticos.

"Fulana,

Infelizmente só conseguirei mandar isso na quinta, pois não estarei aqui amanhã.
Te peço por favor que para o mês que vem, vocês peçam o briefing com um tempo razoável de antecedência para não ter que ser esse stress sempre, pedir num dia e TER que entregar no dia seguinte, pois aqui temos uma carga muito grande de trabalho.

Obrigada e Bjs""


Sensibilizados? NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOT

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Briefing #0135

Atendimento - é a parte responsável pela ligação entre cliente (anunciante) e agência. É responsável por trazer todas as informações (briefing) do cliente. Uma vez desenvolvido um trabalho (que pode ser uma campanha ou um anúncio isolado), é o atendimento quem mostra ao cliente (normalmente acompanhado do responsável pela criação).

Ou pelo menos deveria ser assim.

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

ps: Para quem não entendeu a repetição do primeiro post, hoje, este humilde blog, faz um ano de vida.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Gerente de núcleo um pouco confusa

Mal Brifada manda sua contribuição em forma de um bate-bapo bastante esclarecedor.

"A gerente de núcleo me chamou:

- Esse modelo de seeding aqui... vocês falam que vai ter uma surpresa pra quem for no lugar tal...
- Sim, esse foi o briefing.
- Mas você acha que as pessoas não vão ficar com medo?
- q
- É, as pessoas podem achar que é assalto, sequestro...
- O local fica dentro de um dos maiores shoppings da cidade. É a loja tal, mega conhecida.
- Mas as pessoas acreditam no que lêem no orkut?
- Pra minha sorte, sim. Senão eu perco o emprego.
- Ai, eu não iria nunca, nem deixaria ninguém ir... dá pra mudar o tom e explicar a ação?
- Dá, eu posso dizer que se o cara for na loja tal e estiver usando um celular da marca tal, ele vai ganhar o brinde tal.
- Ai, mas aí quebra a questão da surpresa, né?
- é.
- Então faz assim: diz o que é mas sem contar o que é...
- Então eu digo que é uma coisa legal, mas que não posso falar o que é?
- Isso...
- Tipo uma surpresa, né?
- ...é...
- Beleza, brigada."


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Jura que é rápido.

Rápido e rasteiro.

"Eu juro que é verdade!
* Pegar a arte do folheto (f8) feito em setembro e adaptar para o cartão de visita.


Já que você jura, eu acredito.

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Multiplicação dos Frames.

Mal Brifado manda uma boa contribuição.

"...sabe aquele comercial de 30 que veiculamos no mês passado? Então, o cliente conseguiu um espaço de 1 minuto, você tem que transformar o vt de 30 pra 1 minuto, só que não temos verba pra gravar mais nada..."

Um comercial já gravado, de 30 segundos e tenho que montar com ele uma opção de 1 minuto. É mole? Isso sem gravar nada mais, tem que literalmente transformar 30 segundos em 1 minuto. É o milagre da multiplicação dos frames....rsrs


Até agora recebi uma sugestão de logo. Ninguém vai responder o briefing?
O Mal Brifado que enviou a sugestão é o mesmo que criou o maravilhoso logo da Gotinha.

Segue a arte.

"Estudei o caso, ou melhor, case desta logo e concluí que para atender as necessidades do cliente teria que inovar e desenvolver a logo já com animação desde o começo. Tentando imaginar algo girando, piscando e chamando atenção, somente uma coisa me veio a mente:

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
ps: por alguma coisa que eu não sei resolver no blogger, a animação do gif, não roda automaticamente. Se alguem souber resolver deixa um comentário.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Piores Diálogos do Mundo

Mal Brifada tem diálogo surreal.

"DIÁLOGO COM SEMI-ATENDIMENTA

Eu recebo o briefing. Não era dos piores, mas não dava pra entender. Resolvo descobrir pessoalmente com aquela moça que faz o firewall entre as atendimentas e a gente de criação. Na escala de evolução das espécies, seria uma semi-atendimenta, tipo um anfíbio. Pergunto:

- Eu recebi o seu e-mail sobre aquela página. O que quer dizer o "10 mil" do título?
- Ignore isto. É um título.
- Sim, mas mesmo os títulos têm que ter um significado, né? ;) <-- cara que eu fiz, como uma última tentativa de simpatia.
- Não, isso foi uma idéia do cliente.
- Mas o que é que você quer que eu faça com isso?
- Não quero que você faça nada.
- Então por que me mandou?
- Péra, eu vou te explicar.
- Ah, achei que já tinha explicado no e-mail.
- Não, eu prefiro falar com as pessoas em vez de mandar e-mail.
- Mas então por que mandou e-mail?
- Como eu vou fazer isso sem mandar e-mail?
- Ah, então manda um e-mail falando "vou aí explicar pra vocês".
- Mas eu vou aí de qualquer jeito!"


E aí, tráfego é semi-atendimento?

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com