Será que teremos mais uma "Gota Estilizada"?
"Pedido: logo para um laboratório.
FORMAS: arredondada ou que dê a idéia de algo que engloba muitas coisas e que vai progressivamente englobando mais.
CORES: azul/verde com detalhes em amarelo ou cinza.
IMAGENS/SIGNIFICADO: balança (significando justiça, equilíbrio, equidade) como árvore (significando vida). Ou árvore estilizada em forma de animal com alguma balança por perto! Ou dentro!
PERSONALIDADE: reflexão, questionamento, ponderação.
Esperamos que ajude em algo para montagem de nosso logo!"
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quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Posso dar um sugerimento?
"Pois é, to aqui de novo contando mais um ‘causo’ do meu cliente.
Já fizemos até um dicionário próprio para o fulano:
Tratativas – são os jobs abertos na intranet. Até descobrir do que se tratavam essas tratativas atrasei uns 500 jobs
Enformentamento – quando ele quis dizer para ‘fomentar’ as páginas do site
E a mais nova são as ‘questionações’.
Passei o seguinte email para ele:
"Xxxx
Preciso que você encaminhe as seguintes perguntas para o cliente interno para que eu possa levantar o escopo do projeto.
(e então anexei as perguntas)"
Ele me responde:
"Xxxxxxx
Não adianta perguntar mais nada para o cliente interno. Queremos um blog e chega de questionações."
Fantástico, né?"
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Já fizemos até um dicionário próprio para o fulano:
Tratativas – são os jobs abertos na intranet. Até descobrir do que se tratavam essas tratativas atrasei uns 500 jobs
Enformentamento – quando ele quis dizer para ‘fomentar’ as páginas do site
E a mais nova são as ‘questionações’.
Passei o seguinte email para ele:
"Xxxx
Preciso que você encaminhe as seguintes perguntas para o cliente interno para que eu possa levantar o escopo do projeto.
(e então anexei as perguntas)"
Ele me responde:
"Xxxxxxx
Não adianta perguntar mais nada para o cliente interno. Queremos um blog e chega de questionações."
Fantástico, né?"
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terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Ta fazendo corpo mole
"Pequena contribuição pra este graaande blog.
Conversa com o cliente:
Cliente - Olá querida, preciso de um grande favor seu.
Agência - Pode falar, no que puder ajudar estou à disposição.
Cliente - Vamos adesivar uma caixa para enviar um material para análise e preciso de um adesivo com o logo da empresa.
Agência - Claro, isso é rápido, é só me passar o tamanho do adesivo para aplicar o logo.
Cliente - Ahm, pensei que deva ser grande, pra não confundir com outras análises que chegam lá.
Agência - Ah sim, mas grande quanto? Que tamanho é a caixa?
Cliente - Ah querida, me ajuda né? Não tenho régua aqui, veja aí um tamanho "BOM".
Detalhe: este cliente fica no Sul e a agência é em SP. Qual a solução? Mandar alguém de avião pra medir a caixa ou fazer um adesivo no tamanho "BOM" padrão? hahaha"
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Conversa com o cliente:
Cliente - Olá querida, preciso de um grande favor seu.
Agência - Pode falar, no que puder ajudar estou à disposição.
Cliente - Vamos adesivar uma caixa para enviar um material para análise e preciso de um adesivo com o logo da empresa.
Agência - Claro, isso é rápido, é só me passar o tamanho do adesivo para aplicar o logo.
Cliente - Ahm, pensei que deva ser grande, pra não confundir com outras análises que chegam lá.
Agência - Ah sim, mas grande quanto? Que tamanho é a caixa?
Cliente - Ah querida, me ajuda né? Não tenho régua aqui, veja aí um tamanho "BOM".
Detalhe: este cliente fica no Sul e a agência é em SP. Qual a solução? Mandar alguém de avião pra medir a caixa ou fazer um adesivo no tamanho "BOM" padrão? hahaha"
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segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Estilo Seu Lunga.
"Após a criação e aprovação de materiais de PDV (fachada, displays, banners...) o cliente orça por fora e encontra um fornecedor "mais baratinho" que o que a agência indicou. Sendo assim, pediu que o atendimento enviasse as artes em corel para a gráfica escolhida.
Conversa (via e-mail) entre atendimento e fornecedor:
"Boa tarde xxxxx,
Estou te encaminhando em anexo os displays do PDV e também o adesivo da vitrine. Todos os arquivos já finalizados no pdf e com os jpgs para visualização.
O marketing do nosso cliente me informou que tu estavas solicitando os pantones para poder conferir após a impressão. Porém, para conferir a impressão, não seria o caso de tu enviares uma prova para o marketing conferir e aprovar?
Ficamos aguardando teu posicionamento.
Abraços."
A resposta:
" BOA TARDE,
As cores sairão conforme o arquivo que vais enviar .
atenciosamente
xxxxx "
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Conversa (via e-mail) entre atendimento e fornecedor:
"Boa tarde xxxxx,
Estou te encaminhando em anexo os displays do PDV e também o adesivo da vitrine. Todos os arquivos já finalizados no pdf e com os jpgs para visualização.
O marketing do nosso cliente me informou que tu estavas solicitando os pantones para poder conferir após a impressão. Porém, para conferir a impressão, não seria o caso de tu enviares uma prova para o marketing conferir e aprovar?
Ficamos aguardando teu posicionamento.
Abraços."
A resposta:
" BOA TARDE,
As cores sairão conforme o arquivo que vais enviar .
atenciosamente
xxxxx "
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sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Vai lá Bacana.
"Temos que pensar na estratégia de lançamento de um cliente em dois mercados do nordeste e veja só que briefing completo, com informações interessantes, coisas que só de ler a gente já tem uma idéia criativa, já entende o que o cliente quer...
Informações para criação
Além de pensarmos em toda a estratégia de comunicação do evento, precisamos criar as peças listadas abaixo além das outras que deveremos sugerir ( VAMOS SER PRO-ATIVOS E SURPREENDER):
• Estratégia de convocação
• Convite: muito bem elaborado.
• Brinde: bacana.
Aaaaahhhh... além de todas as informações uteis do briefing, que bom que ela informou que o convite tem que ser muito bem elaborado e o brinde bacana, se não a gente ía pensar em uma folha A4 para convite e uma caneta BIC para brinde. Afffff"
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Informações para criação
Além de pensarmos em toda a estratégia de comunicação do evento, precisamos criar as peças listadas abaixo além das outras que deveremos sugerir ( VAMOS SER PRO-ATIVOS E SURPREENDER):
• Estratégia de convocação
• Convite: muito bem elaborado.
• Brinde: bacana.
Aaaaahhhh... além de todas as informações uteis do briefing, que bom que ela informou que o convite tem que ser muito bem elaborado e o brinde bacana, se não a gente ía pensar em uma folha A4 para convite e uma caneta BIC para brinde. Afffff"
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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Post Pornô
Mal brifada manda uma contribuição de conteúdo adulto.
"Tráfego desesperada lendo um pit sem pé nem cabeça, sem formato, sem direcionamento, questiona:
- Fulana, aqui falta toda a informação! como vou colocar seu trabalho na pauta se não sabemos nada sobre o job.
- Eu sei lá? Eu sei que é urgente! Eu to stressada, o cliente me liga e me deixa turbada! você me pergunta um tantão de coisas que eu não sei! eu fico "mas turbada" ainda!
Temos que entender que a criatura não conhece a diferença entre "mas e mais". É de amargar!!!"
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"Tráfego desesperada lendo um pit sem pé nem cabeça, sem formato, sem direcionamento, questiona:
- Fulana, aqui falta toda a informação! como vou colocar seu trabalho na pauta se não sabemos nada sobre o job.
- Eu sei lá? Eu sei que é urgente! Eu to stressada, o cliente me liga e me deixa turbada! você me pergunta um tantão de coisas que eu não sei! eu fico "mas turbada" ainda!
Temos que entender que a criatura não conhece a diferença entre "mas e mais". É de amargar!!!"
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quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Essas "mudernidades"
Hoje em dia existe profissional para tudo. Vi até um anúncio que buscava alguém para ficar o dia inteiro no Orkut, Facebook, Msn etc. Fiquei pensando como seria o currículo da pessoa quando saísse desse trampo.
Aptidões Profissionais: fuçador de Orkut, expert em Twitter, craque em Facebook e tenho 4 avatares no Second Life.
Ta bom vai, vamos deixar isso de lado e ver a contribuição enviada por uma Mal Brifada.
"A idéia é fazer um plano bem vertical, com idéias inovadoras e gerar buzz para o target, que é extremamente qualifiado, já que o produto tem um valor realmente alto.
Portanto, seguem algumas idéias que já pensamos para compor o plano:
Twitter - Criar uma comunidade no Twitter, para promover o produto, divulgando separadamente relatos e cases de sucesso;"
Tentei explicar que não dava pra criar comunidades no Twitter sem rir. Não sei se fui bem-sucedida.
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Aptidões Profissionais: fuçador de Orkut, expert em Twitter, craque em Facebook e tenho 4 avatares no Second Life.
Ta bom vai, vamos deixar isso de lado e ver a contribuição enviada por uma Mal Brifada.
"A idéia é fazer um plano bem vertical, com idéias inovadoras e gerar buzz para o target, que é extremamente qualifiado, já que o produto tem um valor realmente alto.
Portanto, seguem algumas idéias que já pensamos para compor o plano:
Twitter - Criar uma comunidade no Twitter, para promover o produto, divulgando separadamente relatos e cases de sucesso;"
Tentei explicar que não dava pra criar comunidades no Twitter sem rir. Não sei se fui bem-sucedida.
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terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
www.lipsum.com
Mal Brifado manda contribuição que me faz crer e novamente repetir: estamos fudidos!
"Atendimento liga do celular com uma alteração urgentíssima: o layout está aprovado mas a cliente quer nonononononononono e não lorem ipsum!!!!
Favor prestar mais atenção na próxima vez. É nononononononononononononononononono, entenderam?
E completou: eu vou trazer pra vocês um artigo sobre as diferenças entre a propaganda e a arte!!!!!!
Que a Nossa Senhora Protetora da Tipografia olhe por nós.
Eu juro que tentei entender a parte da arte, mas tô em dúvida. Ela achou que o Lorem era uma "intervenção artística?
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"Atendimento liga do celular com uma alteração urgentíssima: o layout está aprovado mas a cliente quer nonononononononono e não lorem ipsum!!!!
Favor prestar mais atenção na próxima vez. É nononononononononononononononononono, entenderam?
E completou: eu vou trazer pra vocês um artigo sobre as diferenças entre a propaganda e a arte!!!!!!
Que a Nossa Senhora Protetora da Tipografia olhe por nós.
Eu juro que tentei entender a parte da arte, mas tô em dúvida. Ela achou que o Lorem era uma "intervenção artística?
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segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Aperta que dá. Ops, não pode apertar.
"Acabo de receber um briefing para "criar" um anuncio de 46mm x 20mm (sim, milimetros, não centimetros!), em que o cliente pede pra deixar "espaços livres, para o texto respirar". Mas sem comprometer o destaque no título, of course.
Ah, tá, pode deixar. Saindo um anúncio clean de 9 centímetros quadrados!
A bem da verdade, é solicitação direta do cliente, portanto, desta vez o atendimento é inocente.
Se bem que tem a responsa de ter criado o monstro."
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Ah, tá, pode deixar. Saindo um anúncio clean de 9 centímetros quadrados!
A bem da verdade, é solicitação direta do cliente, portanto, desta vez o atendimento é inocente.
Se bem que tem a responsa de ter criado o monstro."
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sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Chama, mas não conta.
Mal brifado manda um pedido estranho.
Afinal, como chamar para algo sem comunicar?
"Criar um Email marketing.
O email marketing terá a função de convidar as pessoas a visitarem o editorial de moda on-line.
Não faremos uma comunicação, o fundo será branco.
Medida 600 pixels."
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Afinal, como chamar para algo sem comunicar?
"Criar um Email marketing.
O email marketing terá a função de convidar as pessoas a visitarem o editorial de moda on-line.
Não faremos uma comunicação, o fundo será branco.
Medida 600 pixels."
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quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Confissões de um Publicitário
"Caro amigos mal brifados,
Sou paulistano e há 3 anos me mudei para o interior do MS. Trabalho com comunicação aqui.
Sinto informar-lhes que vocês reclamam de barriga cheia.
Trabalho em uma agência onde o atendimento acha que CMYK é uma marca de roupa.
Sou brifado pelo colunista social da cidade, que pede sempre layouts FÉCHON e CLIM (e escreve assim).
A diretora comercial é uma ex-farmacêutica e meu fornecedor gráfico ainda trabalha fazendo past-up em vegetal no lugar de fotolito.
Meus clientes mandam o material com desenhos super legais feitos pelo sobrinho que sabe usar o CORÉU DRÁU, fotos de fachada feitas pelo celular e fotos de suas irmãs como garotas propagandas.
Aí dizem: recorta aí pra aplicar ela no rodapé junto do logo – que sempre, SEMPRE, vem inserido num arquivo de Word.
Então eu tento recortar aquele cabelo com 3 cores diferentes de tinta, que está sobre um fundo super neutro – normalmente uma árvore bem florida, uma vitrine bem colorida ou simplesmente o churrasco de domingo, festa de formatura, debutante ou casamento.
Então, no fim do dia, eu apresento o orçamento aos clientes e eles dizem: “ah, mas peraí. Eu não quero nada disso. Ó, vamos baratear. Corta o plano de mídia que nem sei que que é, corta criação que não preciso – É SÓ FAZER O MATERIAL MESMO, NÃO PRECISA CRIAAAR ASSIM SABE? – e corta também esse bevê aqui que ta comendo muito da verba.
Quando ouvi isso, pedi licença e disse que ia pegar um café.
E fui.
Lá no Frans da Heitor Penteado."
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Sou paulistano e há 3 anos me mudei para o interior do MS. Trabalho com comunicação aqui.
Sinto informar-lhes que vocês reclamam de barriga cheia.
Trabalho em uma agência onde o atendimento acha que CMYK é uma marca de roupa.
Sou brifado pelo colunista social da cidade, que pede sempre layouts FÉCHON e CLIM (e escreve assim).
A diretora comercial é uma ex-farmacêutica e meu fornecedor gráfico ainda trabalha fazendo past-up em vegetal no lugar de fotolito.
Meus clientes mandam o material com desenhos super legais feitos pelo sobrinho que sabe usar o CORÉU DRÁU, fotos de fachada feitas pelo celular e fotos de suas irmãs como garotas propagandas.
Aí dizem: recorta aí pra aplicar ela no rodapé junto do logo – que sempre, SEMPRE, vem inserido num arquivo de Word.
Então eu tento recortar aquele cabelo com 3 cores diferentes de tinta, que está sobre um fundo super neutro – normalmente uma árvore bem florida, uma vitrine bem colorida ou simplesmente o churrasco de domingo, festa de formatura, debutante ou casamento.
Então, no fim do dia, eu apresento o orçamento aos clientes e eles dizem: “ah, mas peraí. Eu não quero nada disso. Ó, vamos baratear. Corta o plano de mídia que nem sei que que é, corta criação que não preciso – É SÓ FAZER O MATERIAL MESMO, NÃO PRECISA CRIAAAR ASSIM SABE? – e corta também esse bevê aqui que ta comendo muito da verba.
Quando ouvi isso, pedi licença e disse que ia pegar um café.
E fui.
Lá no Frans da Heitor Penteado."
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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Seeeeeeeeeeeeenta que la vem a "estória"
Hoje vamos com um causo engraçado.
"Estava mostrando os comerciais que veicularão no SuperBowl deste ano para um atendimento. Depois que o comercial acabou, eu perguntei se ele sabia que o segundo mais caro do mundo é o veiculado no SuperBowl. Eis que o atendimento me responde, perguntando: "qual é o primeiro?"
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"Estava mostrando os comerciais que veicularão no SuperBowl deste ano para um atendimento. Depois que o comercial acabou, eu perguntei se ele sabia que o segundo mais caro do mundo é o veiculado no SuperBowl. Eis que o atendimento me responde, perguntando: "qual é o primeiro?"
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terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
The book. The Table.
Hoje o dia ta corrido, então uma curtinha.
"Atendimento Bilingüe:
A cada R$ 100,00 em compras o consumidor concorre a um Home Teacher."
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"Atendimento Bilingüe:
A cada R$ 100,00 em compras o consumidor concorre a um Home Teacher."
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segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Sinceridade é tudo
Essa contribuição é um pouco diferente.
Ela veio de um Arquiteto, mas não deixa de ser ótima.
"Uma rede de escolas contratou um escritório de arquitetura para fazer um projeto de totem de sinalização, e graças ao mundo maravilhoso do freela, o job caiu na minha mesa.
Correria: desenvolver projeto, modelo 3D, fotomontagem, orçamento... por sorte o pessoal do marketing (da rede de escolas) aprovou rápido e despachamos o projeto para execução.
Duas semanas depois, me ligam desesperados, achando que a base para o totem tava sendo construída no lugar errado. Fui na "obra" e expliquei que tava tudo certo, que o totem fica pra dentro do terreno, não pode ficar na rua, que o que estava sendo executado era exatamente o que foi aprovado.
A resposta do marketing:
"É que a gente aprovou sem entender."
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Ela veio de um Arquiteto, mas não deixa de ser ótima.
"Uma rede de escolas contratou um escritório de arquitetura para fazer um projeto de totem de sinalização, e graças ao mundo maravilhoso do freela, o job caiu na minha mesa.
Correria: desenvolver projeto, modelo 3D, fotomontagem, orçamento... por sorte o pessoal do marketing (da rede de escolas) aprovou rápido e despachamos o projeto para execução.
Duas semanas depois, me ligam desesperados, achando que a base para o totem tava sendo construída no lugar errado. Fui na "obra" e expliquei que tava tudo certo, que o totem fica pra dentro do terreno, não pode ficar na rua, que o que estava sendo executado era exatamente o que foi aprovado.
A resposta do marketing:
"É que a gente aprovou sem entender."
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Quem sou eu
Este espaço é dedicado aos nobres colegas do atendimento e suas pérolas diárias de sabedoria.
Mal Brifados
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