sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Uma do atendimento

"Sou atendimento e as vezes estar do lado de cá, também é difícil.

Estavamos prospectando um novo cliente e finalmente iamos apresentar a campanha. Foi então que pedi para o DA que criou as peças fazer a boneca de algumas delas.

Eu: Fulano imprime por favor o cartaz em A3, o cartão fidelidade e...
DA (antes que eu terminasse): O cartão também imprime em A3?

Ah mas é claro!!! Vamos propor uma coisa diferente, um cartão com mil dobras...super prático para levar na carteira e apresentar na momento da compra."


NOTA DO MALBRIFADO: alguém se sensibiliza? E digo mais, alguém chama BONECO de BONECA? Ta de brincadeira né? O Layout é macho rapá!


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

Vai na minha

"O efeito de caixa que o XXX pediu também não ficou bom.

Tem q usar no Illustrator, Effects, 3D, Extrude Bevel – vejam o exemplo (algo assim, ok?, sei que vocês podem fazer melhor q o exemplo). Depois joga no photoshop e dá um glow..."

Valeu, não conhecia mesmo... elucidativo.



Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vida em agência 28

As tirinhas são do Rodrigo Ascenção da Mágica Comunicação
Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

Web Flyer

"Essa está quentinha! Acabou de acontecer comigo (para minha tristeza).

Sou de empresa que desenvolve sites e sistemas e hoje, a atendimento de uma agência parceira, me chamou para uma reunião com a seguinte informação:

Atendimento: O cliente xxxx quer uma proposta para o site institucional dele.

Eu: Mas já fiz essa proposta ano passado!

Atendimento: Sim, mas ele achou caro e quer algo mais simples.

Eu: Ok, mas ... mais simples como?

Atendimento: Ele disse que as pessoas da cidade dele não acessam a internet, então ele quer um site com uma página só, a home.

Eu: Site com uma página só? Isso é absurdo, e vai ficar muito tosco!

Atendimento: Eu sei, mas o cliente quer. A propósito, nessa página deve ter umas fotos, uns textos e o telefone de contato. Não é necessário nada além disso.

Na hora eu até pensei em surtar, cortar os pulsos ou agredir fisicamente aquele "ser", mas diante do absurdo percebi que não iria adiantar.

A "linda proposta" está quase pronta.
"



Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Enquanto isso na gráfica rápida

"Trabalho em uma gráfica rápida... ou seja os clientes acham que o serviço tem que estar pronto em segundos...

Cliente: Boa tarde! Preciso de 100 cartões de visitas urgente

Eu: Compreendo! Você tem a arte do cartão?

Cliente: Não, não tenho, mas tenho meu logo aqui

Eu: hum...

Cliente: Você coloca o logo em um lado, e meu nome e telefone do outro!

Eu: ok! Seu logo ta em .cdr?

Cliente: CD o que?? Bom estou com ele aqui, deixa eu pegar pra vc ver!

Eu: "ai Jesus!..."

Retira da pasta uma revista regional, abre em uma das páginas, e aponta na revista

Cliente: bom este é o meu logo

Eu: "ai Jesus" (outra vez). Bem, você tem esse logo em arquivo? Pen drive? CD? Disqueetteee?? (por incrível que pareça, ainda tenho clientes que trazem arquivos em
disquete)

Cliente: Não, mas é só você escanear e colocar no cartão

Eu: "já nem aguento mais pensar 'ai Jesus'..." Certo, você deixa a revista, eu vetorizo a logomarca, crio uns dois modelos de cartões e você escolhe e os retira amanhã, pode ser?

Cliente: COMO ASSIM AMANHÃ???? VOU PARA NÃO SEI AONDE DAQUI 1 HORA, preciso dos cartões em pelo menos 30 minutos...

Eu: Bom, não temos a logomarca, eu vou precisar vetorizá-la, redesenhá-la no computador entende... e assim montar a arte, para então imprimir e cortar.... NÃO É UM SERVIÇO DE MEIA HORA...

Cliente: Achei que vocês fossem uma gráfica rápida

Eu: "gráfica rápida sim, santa milagreira, ainda não"...

RESUMINDO: Escaneei o logo em .bmp (vcs já imaginam a boa qualidade do negócio), o cidadão encostou no meu balcão e ficou dando palpites por cerca de 15 min até então "a arte ficar pronta", logo do lado esquerdo, nome e telefone escritos em "arial black" e "futura" do lado direito (escolha do cliente)... tamanho 24 que é pra ficar "bem legível" (repito, vcs já imaginam a boa qualidade do negócio).
"

Quem mandou pedir .CDR? Isso é pior que jogar pedra na cruz e tudo que é ruim acontece pra quem pede.


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

E pensar que ainda existe...

"Enviando uma arte para o fornecedor em Illustrator

Atendimento fornecedor: oi, recebi o arquivo, mas acho que vc mandou errado

Eu: errado? vc não pediu em vetor?

Atendimento fornecedor: isso, em vetor, preciso dele em vetor, vc mandou em illustrator.

Eu: mas é um vetor.

Atendimento fornecedor: então espera ai, vou falar com o mocinho da arte.

minutos depois...

Atendimento fornecedor: oi, então desculpe... não é em vetor... é em corel.
"

... Gente que use esse programa

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O atendimento e o chiclete

Mais uma para a coleção dos atendimentos com suas escalas Pantone diferenciadas.

"Agência cria modelo de convite de casamento para um de seus clientes onde havia a caricatura dos noivos, floral, etc... O fundo do convite tinha um tom de marrom e os detalhes e letras estavam em dourado...

eis que chega a bendita alteração....

ATENDIMENTO: ficou muito bom, o cliente adorou a idéia das caricaturas e da faca de corte... vai ficar muito diferente... a única alteraração é nas cores do fundo do convite...
CRIATIVO: tranquilo.. isso é o de menos.. manda!
ATENDIMENTO: O cliente quer um degradê de rosa babaloo para rosa marisco...

Que diabos é rosa babaLoo e rosa marisco????
"

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings


Quem mandar no email uma amostra do que é um Rosa Marico (explicando pq é marisco) vai ganhar um brinde.

Puta, é mesmo!

"O atendimento chega na sala e pede mais uma alteração no folder muito bem explicada:

* Acrescentem as informações do edital aí.

Fizemos as alterações e mostramos pro atendimento. O diretor de arte, sabiamente, resolveu questionar a alteração já que o cliente havia pedido claramente um material permanente, logo não poderia constar informações temporais do edital. O atendimento ouve, pensa, pensa, pensa e graciosamente diz:

* Ah, é mesmo! Lembrei! É pra fazer é um flyer com as informações do edital!

Depois de uma dessas, só as férias iminentes servem de consolo.
"

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Curtinha...

... Porém GENIAL.

"Após mandar o layout de anúncio para um cliente, recebemos por email a seguinte resposta, encaminhada pelo atendimento:

Cliente: Atendimento, favor alterar 'plano' para 'PACOTES'. Em anexo, segue as fontes PRAXIS em arquivo do word, pois eles exigem que seja feito nesta fonte. No mais está ok. Favor alterar e enviar para aprovação.

Em anexo ao email, um arquivo do word, com o seguinte texto:

A - B - C - D - E - F - G ..........
"

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

Jura?

"Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010

Chego para trabalhar hoje de manhã e sou abordado logo cedo no msn.

Atendimento: "O estagiário já chegou?"

Eu: "Não, não chegou."

Atendimento: "Acho que você pode me ajudar, então..."

Meu pensamento: Medo, muito medo.

Atendimento: "O Cliente ligou e me perguntou em qual software foi feito aquela Apresentação em Flash? Você Sabe?"

Eu: "Flash?"

Meu pensamento: entrando em curto circuito.

Eu: "Foi feito no Flash."

Atendimento: "Apresentações no formato flash, são feitas no flash?"

Eu: "Sim."

Meu pensamento: Booooooooooooooooooooom!!
"

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Atendimento preparado II

"Só para variar, o atendimento super bem informado ataca novamente.

Ontem, o indivíduo me passa um e-mail assim:
"Favor enviar a versão mais recente dos arquivos X e Y para o cliente XXXX."

Eu, linda bela, zipei os dois arquivos e enviei.

Hoje me vem outro e-mail do indivíduo:
"O cliente disse que esta versão não é a mais recente, portanto seguem os dois arquivos corretos para você atualizar aí".

Aí eu fui e atualizei na nossa pasta no servidor e pronto... normal...

5 minutos depois me vem o mesmo indivíduo e pergunta:
"Não temos que enviar nenhum pacote pro cliente para atualizar os arquivos X e Y que ele tem lá?"

Eu nem respondi... Vamos brincar de que agora, escravos de jó?..rsrsrs
"


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

Atendimento preparado

Essa vem de longe. Beeeem longe.

"O cliente é uma das Grandes do ramo de cerveja/refri/etc então existe uma agência que tem a conta nacional que elabora as campanhas. Nós no caso somos uma agência local que o cliente procurou para executar ações locais.

Atendimento entra na sala e diz: precisamos falar sobre cliente XXX. O cliente já faz degustação em XX, mas quer algo mais.

Eu: Ok. Mas qual marca ele quer trabalhar em XX?!

Atendimento: A não sei, vê a melhor deles e bola uma coisa bem legal.

Eu: Ok. Atualmente qual marca ele trabalha em XX?

Atendimento: Não sei, mas temos que pensar em algo.

Eu: Ta certo, então preciso que você me passe qual o tema da campanha.

Atendimento: Ah, sei lá, procura na internet.

Odeio ser tratado como idiota. Pior que esse atendimento é tão tapado que não se preocupa em saber realmente quais marcas o cliente detem e muito menos em saber o que eles estão fazendo na cidade, para nao levar algo igual.
"

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vida em agência 27

As tirinhas são do Rodrigo Ascenção da Mágica Comunicação
Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

Dá aqui esse lápis

"Já ouviu aquela frase: quer que eu desenhe? Então, foi isso que o cliente resolveu fazer.

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Hein?

"Sou redatora e fiz uma infeliz matéria para uma infeliz revista de uma infeliz multinacional.

Segue o pedido de alteração de tal matéria:

Atendimento: A cliente perguntou se fizemos as alterações no texto nononono. Ela tinha comentado que o texto estava muito institucional e que precisávamos falar um pouco dos produtos. Não soube informar se fizemos os ajustes, você sabe dizer?

Eu: O fulano fez a revisão neste texto logo depois que eu coloquei na rede. Mas depois não foi passado nada sobre modificações.

Atendimento, você tem o pedido de alteração?

Atendimento: Acho que foi um comentário que fizeram por telefone sem e-mail. Não encontrei nada. O que precisamos é ler o texto e ver se ele está muito institucional ou se falam dos produtos que citamos. Eles querem um meio termo entre institucional e produtos."



Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

Vai lá sabichão

"Essa é de uma produtora de vídeos e não rolou intermédio de atendimento. Foi o departamento de marketing (ou algo do gênero) do cliente que soltou a pérola.

Primeiramente, eles pediram o material (comercial de 30 segundos) em uma segunda, pra entregar na quinta. Promoção de internet banda larga. Terça feira o "story frame" estava pronto e aguardando aprovação, afinal é janeiro e as coisas andam bem calmas.

Aí eles resolvem odiar tudo e pedir apenas algumas adequações de um material que foi produzido em 2008. Deveríamos fazer tudo igual, apenas substituindo a promoção.

Depois de uns 5 e-mails trocados, alguns momentos de hiato e várias alterações bestas, o profissional responsável pelo job (da parte do cliente) resolve sair de férias. Recebemos e-mails de 3 pessoas diferentes assumindo o job, sem saber ao certo quem ouvir, uma das pessoas resolve assumir a responsa e solta essa:

"ok, precisamos apenas que vocês alterem o frame XX para 'bla bla bla'. feito isso, nos enviem o story frame em fita beta analógica douby off pelo sedex." (detalhe para o DOUBY).

Como fazemos pra gravar um .JPG de um story frame em uma fita beta?


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cliente funcional

"Essa parece mentira, mas juro que é verdade.

O atendimento precisa aprovar uma campanha para aproveitar a bi-semana de outdoor que começaria dia 28/03, liga pro cliente e ele não atende, manda sms e nada, deixa recado com a secretária e nada. Já é quarta-feira, dia 25/03, fim de tarde e nada de liberar produção de outdoor.

Então, pra se livrar do pepino e deixar o abacaxi pro cliente o atendimento manda um email, pedindo por todos os santos que ele retorne para aprovar as peças, mas dê um ok nos outdoors assim que ler este email.

O que nosso cliente faz?


Manda o motoboy passar na agência e deixar um recado pro atendimento.

Recado: OK

Isso aconteceu em XXX e o cliente é uma grande indústria de XXX
"

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

O Cliente pediu

"Numa tarde tranquila e feliz, eis que chega um briefing para arrancar o bom humor de qualquer ser (criativo ou não)!

Precisamos alterar o layout do cartão de visitas do cliente. Aí vem uma lista de alterações idiotas e a seguinte observação: A cliente quer ver um verso em branco (igual ao que fizemos vermelho e verde, só que todo branco), ok?

Em resposta ao e-mail, eu pergunto:
Precisamos layoutar um "retângulo" branco?
Ela não consegue visualizar? O vermelho e verde tudo bem, pq a cor pode variar, mas branco não tem variação, né?

E lá vem a resposta:
Pois é, foi o que pensei tbém, mas sei lá vai que ela quer ver para comparar...rsrsr

Depois dessa risadinha tentando ser simpática, até quis perguntar qual o pantone do branco que a cliente queria, mas achei sacanagem demais!
"


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Esse vai ser atendimento

A gente já sabe quando o cara na facul vai acabar virando atendimento.

"Nem sempre os atendimentos são responsáveis pelas pérolas.
Essa aqui veio de um estudante de design. Acho que está na área errada, vai pro atendimento, vai!

- Oi fulano, minha amiga me passou teu msn porque disse que tu estava procurando estágio. Eu sei de uma vaga legal.

- Ah é? Qual?

- É um amigo meu que é D.A, eles estão procurando assistente lá na agência dele. Me manda teu currículo e umas 5 peças em baixa que eu passo pra ele. Ok?

- Ah, mas assim, é que eu faço design gráfico, não de moda.

..............

Desisti de oferecer a vaga.


Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

Atendimento Pimpão

"Depois de algumas idas e vindas com uns jobs e de briefings completamente vazios, resolvi pedir pro atendimento conseguir mais informações pra agilizar o trabalho da criação.

Eis que me vem a idéia:

"Oi Criação!
Vou mandar um e-mail pra você e pro cliente XXX, trocando telefones e e-mails, para que tenham uma aproximação maior e possam conversar um com o outro. Aí fica mais facil de tirar duvidas rápidas, ok?"


Queria saber se posso responder o seguinte:

"Sem problemas!
Segue o CD do Photoshop e todos os arquivos, pra que tenham todo o material necessário e possam alterar tudo um com o outro. Aí fica mais fácil de fazer alterações rápidas, ok?"



Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O bambambam

"Essa já tem um tempinho, mas tá valendo: diretor de criação/dono da agência (aka "o patrão") ia passar dez dias no exterior fazendo sei-lá-o-que e o deadline campanha-monstro de uma multinacional começava a sorrir para mim e pro meu dupla, diretor de arte. A solução encontrada pela agência foi simples e quase inacrediável: o patrão chamou um amigo, rodado em diversas agências grandes e que curtia uns momentos de férias, para coordenar os trabalhos desse job. A figura atendia pelo apelido de "Xxx" e apareceria durante a semana, por uns minutos, para dar os toques que fossem necessários.

Antes de viajar, o patrão perdeu longos minutos exaltando as inúmeras qualidades de seu amigo, que "estava plenamente interado dos trabalhos e que nos daria todos os subsídios que precisaríamos". Achei esquisito, mas fiquei quieto.

Na segunda-feira, na sua primeira reunião, o Xxx leu o briefing rapidamente e disse:

-Ah... É só pegar uma foto legal, um título bacana, um packshot e tá tudo certo.

E foi embora, só voltou na sexta e aprovou tudo o que a gente fez. Morrendo de medo, o atendimento apresentou a campanha para o cliente, que aprovou quase tudo (com direito a uma ou outra alteração, claro). Ao voltar de viagem e ser informado do sucesso da "operação", o patrão olha para mim e pro meu dupla e solta, com toda a satisfação do mundo:

-O Xxx é fantástico, né?
"

Mande suas contribuições para ospioresbriefingsdomundo@gmail.com
Aproveita e siga o piores no twitter @pioresbriefings

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Problemas para postar

Estou tendo problemas para postar. Tentarei novamente amanha. Sorry folks
.